quarta-feira, 1 de abril de 2009

Continuação. Violência Velada 3

O Príncipe Encantado!
Tudo começa neste sonho!
Desde menina a mulher escuta histórias e assiste desenhos de príncipes e heróis que vêm salvar e proteger a donzela. Eles vêm num cavalo branco. Imponentes, majestosos, corajosos, fortes, cavalheiros, sedutores, virtuosos, lindos e plenos de amor.
Passam pelas dificuldades e perigos, lutam contra tudo para ter sua amada ao lado dele. Encaram a malvada madrasta, os monstros, as árvores devoradoras e tantas outras batalhas.
Esta donzela é sempre frágil, feminina, vítima da maldade e da inveja alheia. Dança e canta com passarinhos, sente o perfume das rosas, veste-se com branco, azul, rosa, tem a pele e mãos suaves e é linda (mesmo quando é escrava num palácio onde a madrasta faz ela limpar tudo e nem lhe oferece produtos de beleza heheh).
A donzela sofre de todas as formas, mas mantém um sorriso ingênuo, pois ela sabe de alguma forma, que um dia um príncipe encantado irá e libertá-la de sua escravidão e eles serão Felizes para Sempre!

Mas, infelizmente, a vida não é este conto de fadas e , quase sempre, após beijar o príncipe ele vira Sapo.

Este sonho tão lindo e a necessidade de ter o homem que a salve e proteja permanece dentro da mulher, mesmo que ela torne-se uma grande profissional independente e muito mais forte que ele.

Não encontrar este príncipe é motivo de grande frustração ou quando ela percebe que o príncipe que ela escolheu não passa de um covarde, grosseiro, mal educado, mentiroso e dependente. Então, esta mulher passa a viver em função de transforma-lo naquele príncipe encantado ou espera que outro (o verdadeiro) apareça e a salve das masmorras onde ela está acorrentada.

O que os Contos de Fadas não contam é o que acontece após o casamento entre o príncipe e a princesa. E se o “Para Sempre” foi para sempre mesmo.

O homem também sonha em ser este herói, este príncipe capaz de vencer os monstros para ter a sua amada. O que ele esquece é que entre sonho e realidade existe uma coisa chamada AÇÃO. Muitos homens acabam lutando contra sua própria princesa quando percebe que ela tem uma coroa maior que a dele. Passa a competir o império criando sua batalha contra sua amada dentro do castelo que deveria ser um lar harmonioso.

Esta mulher princesa que sonhava em ser protegida, passa a ter que se proteger de seu príncipe, a ter que cuidar do castelo, dos herdeiros, da família do príncipe e ainda conviver com a decepção, o desgosto, a culpa, o medo e tantos sentimentos nascidos da frustração de não viver aquela história tão linda que ouvia quando criança.

Com certeza estou falando aqui de um tipo comum de relacionamento que inclui a violência psicológica e até física. Não falo de discussões comuns entre casais que mantêm uma postura equilibrada e resolvem suas diferenças com diálogo e respeito.

Muitas mulheres se tornam o inferno na vida do príncipe que também escolheu a princesa errada e ao cair a máscara da linda e ingênua donzela ele se percebe diante da bruxa malvada. Mas sobre a violência contra o homem falarei depois.

Aconselho a leitura do livro “Complexo de Cinderela” de Colette Dowling – Editora Melhoramentos. Uma excelente abordagem sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário